Yooka-Laylee começou como um projeto de Kickstarter que prometia trazer um jogo que fosse um sucessor espiritual de Banjoo-Kazooie. A campanha foi um sucesso mas infelizmente o jogo saiu como uma decepção,o jogo tinha um design de fases terrível e não tinha um identidade própria,só parecia uma cópia barata de Banjoo.
Mas não foi o fim do grupo de amigos,dessa vez com uma proposta diferente um spin-off foi anunciado,chamado de Impossible Lar,com a promessa que dessa vez seja um jogo que honre o passado da Rare.
-Um lagarto amigo de um morcego e várias abelhas
Logo após o final do primeiro jogo,o vilão Capital B retorna para seu covil na cidade das abelhas com o intuito de controlar todos a sua volta,eis que surge a dupla de amigos Yooka e Laylee para novamente combater o inimigo,dessa vez com a ajuda da rainha das abelhas que entrega um escudo formado por várias abelhas e gastando toda a magia da rainha. Ao confrontar o vilão ele rouba o poder do escudo deixando os heróis sem forças para lidar com o vilão,e é quando nossa história começa,sem a magia da rainha precisamos resgatar as abelhas sozinhos,para então voltar e confrontar novamente Capital B.
A história é bem simples,e encaixa perfeitamente para o tipo de jogo,graficamente o jogo melhorou bastante em relação do primeiro,talvez pelo escopo menor,mas as cores estão mais vivas,o problema está no design dos personagens que se resume a colocar olhos em objetos(carrinhos,canos e várias outras coisas).
O jogo agora é dividido em duas partes,um mundo onde encontramos as fases,e a câmera isométrica,e as fases são todas em 2D,o mundo é muito bonito,com uma variedade de áreas e várias coisas para se fazer,entretanto as fases pecam na variedade artística delas,de 20 fases(que todas possuem duas versão virando 40 fases) muitas delas são em cidades e fábricas,a diferença está nas mecânicas do jogo.
-Um pouco de Zelda com Donkey Kong
Para desbloquear a segunda versão das fases,temos que explorar as áreas do "mundo" do jogo fazendo puzzles nessas áreas,que envolve coisas simples como encontrar uma fruta de gelo,e jogar no livro que simboliza a fase,e outros mais complexos como religar os tubos de ar da área. Explorar essa área é similar aos zeldas mais antigos,onde cada puzzle resolvido aumenta o seu mundo,te levando a novas áreas,começando o ciclo novamente. O mundo é muito bem feito,os puzzles mesmo que simples são divertidos,encontrar as soluções para encontrar a alteração das fases.
Já as fases em si não mantém a qualidade,muito disso se deve pelo imprecisão dos pulos do personagem,e a necessidade de coletar moedas,que são coletáveis necessários para desbloquear novas áreas no "mundo". O problema disso é a dificuldade,o jogo pede uma precisão da qual ele não tem,e transforma tudo em uma experiencia extremamente frustrante,já que as fases em si não são particularmente difíceis,as mecânicas adicionadas da mudança de mundo como gelo,a fase ficar inundada,e algumas fases ao ligar uma maquina que joga inúmeras criaturas transformando numa fase de fuga. Elas alteram a construção da fase,parecendo muito mais uma nova fase do que uma alteração da mesma.
Além disso a fase final do jogo já está disponível desde de sempre,onde cada abelha coletada é um dano a mais que pode ser tomado nessa fase.
A trilha sonora do jogo criada por alguns ex membros da Rare,é divertida e combina muito com toda a temática do jogo.
-Veredito
Yooka-Laylee and the Impossible Lair,é um avanço de seu antecessor,onde uma parte dele é extremamente divertida e gratificante e outra é só frustrante.
-Nota:7.0