A segunda guerra mundial já foi explorada em muitas mídias como filmes,livros e até jogos,mostrando toda a sua tristeza. Mas nos jogos geralmente só os front de guerras são exploradas. My Memory of Us traz umas história sobre os campos de concentrações.
-Uma história trágica com leveza
O jogo começa com uma garotinha indo visitar uma velha livraria, e o dono desse lugar ao se deparar com a garota ele se lembra de uma pessoa que conheceu a muito tempo que se parece bastante com a garotinha, e então começa a contar sua história.
Uma história de uma pequena cidade da polônia onde duas crianças,um garoto de rua, e uma menina que vivia com seu avô vivam tranquilas suas vidas, até que os nazistas apareceram e tomaram a cidade e com isso começaram a perseguir os judeus, e levarem para os campos de concentrações, isso inclui a garota e seu avô, o garoto então acompanha eles em sua jornada, buscando uma maneira de escaparem de tudo aquilo.Mas no jogo,os nazistas são representados por robôs do mal sem emoção, e os judeus são chamados de vermelhos pois é a única cor que se destaque no jogo inteiro, já que ele é todo acinzentado, os campos de concentração são só uma parte reservada pra eles. O jogo traz uma visão bem "infantilizada" da história com o intuito de contar a história para qualquer público,sendo ele menor ou maior, e ainda sim ele se segue bem fiel aos fatos,mostrando como o nazismo começa tirando a cultura predominando do lugar como monumentos, e como aos poucos eles iam jogando as pessoas contra os judeus(ou os vermelhos)e assim o julgamento começava, mas para as crianças isso não tinham o menor sentido, a garota continuava a mesma independente da cor. O jogo ainda apresenta alguns personagens históricos como Janusz Korczak um médico que abriu um orfanato(que está presente no jogo) para as crianças para cuidar deles e Irena Sendler que salvou várias crianças tirando ela dos guetos.
O jogo não apresenta dublagem, a unica voz presente é a do idoso nas transições dos capítulos onde ele conta uma parte da história.E mesmo sem dublagem o jogo consegue te emocionar e te fazer sentir apreensivo pelas crianças e pelas pessoa a sua volta
-A união faz a força
Durante o jogo podemos controlar os dois personagens separadamente,cada um deles faz alguma coisa diferente, a garota pode correr e atirar com um estilingue, o menino pode andar abaixado para não ser visto,e usar um espelho para jogar uma luz na cara de alguns inimigos. Como a única maneira de controlar os dois personagens é dando as mãos, algumas ações como subir em lugares acaba sendo mais trabalhosas já que é preciso fazer isso duas vezes. Os controles mesmo sendo simples são um pouco imprecisos principalmente nas partes finais que é preciso desviar de projéteis e atirar em coisas.
-Veredito
My Memory of Us é um jogo simples com uma história sobre um período triste, mas que mostra que sempre existe e sempre vai existir esperança.
-Nota:8,0
Nenhum comentário:
Postar um comentário