50-Metal Gear Rising: Revengeance(2013)
Quando Metal Gear Rising foi anunciado,a maior parte dos fans da franquia ficaram com o pé atrás já que o jogo trazia uma empresa diferente e sem o envolvimento do Kojima,e com um dos personagens mais odiados da franquia Raiden. Enfim com o jogo lançado Rainden teve sua redenção com os fans da franquia com um Hack n' Slash simples,mas eficaz o jogo fluía muito bem,e tinha um gráfico fabuloso para a época sendo talvez o melhor Metal Gear dessa época.
49-Sleeping Dogs(2012)
Ao olhar para Sleeping Dogs ele pode parecer só um clone de GTA,mas ao começar a jogar percebe-se o foco diferente. Enquanto um foca muito em armas de fogo nosso protagonista em Sleeping Dogs,um policial perseguindo a tríade chinesa,treinou por muito anos artes marciais,e por isso somente utiliza armas de fogo num último recurso. Para derrubar a tríade é preciso se infiltrar nela e cada vez mais nosso personagem se apega mais ás pessoas ali levando a um desfecho emocionante para o jogo.
48-Dishonored(2012)
Dishonored vem como um competidor direto a jogos do tipo Deus Ex,onde temos vários caminhos para resolver os conflitos,coisa que hoje em dia é normal,na época eram exceções. O mundo Steampunk criado governado por uma realeza,junto ao misticismo que define qual será o final do jogo,poderia ser mais claro que suas escolhas estão influenciando o final,ainda sim é um jogo excelente.
47-Xcom: Enemy Unknown(2012)
Xcom é uma franquia de estrategia dos anos 90,que ficou perdido por muito anos,até que em 2012 ela foi revivida,e junto com sua expansão lançada um ano depois,trazia uma nova vida para jogos de estratégia,sendo lançado de uma maneira funcional para consoles,coisa que é sempre muito difícil. O jogo trazia um gerenciamento de soldados,que podem ser perdidos a qualquer momento durante uma missão,a sensação de ser cercado por um grupo de aliens e conseguir lidar com aquilo não tem preço.
46-Ori and the Blind Forest(2015)
Em 2011 a Moon Studio anunciou que estava em negociação com microsoft para o lançamento de um exclusivo. Lançado em 2015 Ori conta a história de uma floresta mágica que está aos poucos sendo consumida por uma força das trevas,então temos que explorar toda a floresta restaurando as forças da floresta. O jogo é um metroidvania não muito diferente do convencional,mas ele flui tão bem,e tem uma arte tão bonita que merece seu destaque
45-Minecraft(2011)
O youtube anunciou que Minecraft foi o jogo mais visto em 2019,como um jogo lançado em 2011 é relevante até hoje?
Minecraft além de um jogo é uma ferramente de criação absurda,de reprodução de cenários como Westeros de Game of Thrones,à coisas mais bizarras como rodar Doom dentro do jogo,a possibilidade é infinita,e mesmo sendo graficamente feio,é uma plataforma pra quem tem criatividade.
44-Hearthstone(2014)
Blizzard conhecida por franquias como Warcraft e Diablo,resolveu tentar algo diferente,um jogo de cartas envolvendo os personagens do mundo de Warcraft,foi ai que surgiu Heartstone,e também quando jogos de cartas digitais foram popularizados e mesmo com as altas e baixas que o jogo teve durante esses anos,ainda é o card game mais divertidos e que hoje consegue andar com as próprias pernas,com histórias próprias e até alguns personagens originais.
43-Injustice(2013)
Jogos de luta nunca foram muito conhecidos por ter um modo história,ou modos para se jogar sozinho como um todo,se não fosse pela NetherRealm possivelmente isso iria continuar da mesma forma. Com Mortal Kombat 9 eles iniciaram esse formato narrativo,mas em Injustice foi quando ele realmente foi pra frente. Um mod história simples,com a duração de um filme basicamente,a história original com os personagens da DC fez tanto sucesso que depois foi transformado em uma HQ.
42-Uncharted 4(2016)
A Sony se estabeleceu muito por jogos mais cinemáticos,e Single player,Uncharted foi um dos que mais fizeram sucesso,com altas e baixas,a Naughty Dog conseguiu trazer uma finalização digna a jornada de Nathan Drake,trazendo no quarto jogo,um personagem mais velho,vivendo junto de sua esposa,mas ainda tentado com a vida de aventuras. Uncharted tem de longe a melhor retratação de um relacionamento,ela passa a impressão de que eles vivem anos juntos.
41-Outlast(2013)
Uma empresa formada por ex desenvolvedores que saíram de empresas grandes como a Ubisoft para fazerem um jogo aterrorizante e assim nasceu Outlast um experiencia angustiante. No jogo não temos nenhuma maneira de lidar com as criaturas tentando te matar,você é só um jornalista com uma câmera,tentando registrar os horrores de um sanatório,mesmo com o terrível ato final do jogo,ele é um prato cheio para quem gosta de jogos de terror.
40-Mass Effect 2 (2010)
Certamente essa década não foi gentil com Mass Effect,se não bastasse o desfecho da trilogia que causou a ira dos fans,tento que criar uma mini Dlc com outra alternativa de final,temos o Andromeda que parece feito às pressas e que certamente colocou a franquia pra dormir pelo menos por um tempo. Mas antes disso tudo tivemos Mass Effect 2,um dos melhores jogos que a Bioware produziu,nele cada escolha sua importa,e te leva pra um desfecho que muitas vezes não é muito agradável de se ver,raças inteiras morrem ou vivem pela sua escolha,sua tripulação também,aquela misera escolhe que parece só um dialógo a mais pode definir a vida de um personagem;
39-Resident Evil 2 Remake (2019)
A franquia Resident Evil,passou por maus bocados,jogos medíocres completamente focados na ação,era uma época que a Capcom não conseguia mais trazer jogos de qualidade,ainda bem que a empresa se encontrou novamente,2019 foi o ano da Capcom,dois jogos de sucesso e um deles foi o remake de Resident 2,possivelmente o jogo mais adorado pelos fans da série. Aqui eles pegam toda a essência do jogo,e transformam numa experiencia mais amedrontadora que o original,a dublagem claramente caricata remetendo filmes B de terror,a delegacia cheia de Puzzles,e a peça final disso tudo é o MR.X que te persegue por boa parte do jogo sem parar,mesmo quando não esta perto é possível ouvir seus passos se aproximando.
38-Gone Home(2013)
Junto com a ascensão dos jogos indies vieram uma grande leva de jogos que não tinha foco quase nenhum em termos de mecânicas eles começaram a ser chamados de "Walking Simulator",já que o jogo geralmente consistem em andar do ponto A até ponto B,e ver toda a história. Gone Home foi um dos primeiros a serem atribuído ao nome. O jogo consiste em coletar textos que vão contar a história,inicialmente o jogo parece como um jogo de terror,até a historia ir se formando.
37-Spec Ops: The Line(2012)
Jogos sobre soldados na sua grande maioria pintam eles como grandes heróis salvando todo mundo,dos malvados e tudo mais. Spec Ops começa exatamente desse jeito,um grupo de soldados devem ir para uma Dubai devastada,para ajudar as pessoas ali contra um grupo terrorista. Ao decorrer do jogo vai ficando cada vez mais claro que nosso personagem não é o herói salvando o dia,e sim só uma marionete terminando de limpar a sujeira feita pelas pessoas com o poder.
36-Rocket League(2015)
Jogos de esportes,e de carros sempre existiram,mas ninguém nunca teve a brilhante ideia de misturarem os dois gêneros,e por isso Rocket League é tão divertido. Rocket League é relevante até hoje tento campeonatos,e parcerias com franquias famosas,como os Caça fantasmas,DC entre outras coisas.
35-Batman Arkham City(2011)
Jogos licenciados tem o costume de serem terríveis,e só uma maneira de ganhar dinheiro usando alguma marca famosa,mas a Rocksteady resolveu fazer algo mais original com o Batman,e assim surgiu Arkham Asylum,o primeiro da trilogia,que mesmo com alguns problemas mostrava um futuro promissor para o personagem nos jogos. Em Arkham City eles fizeram sua obra prima,numa Gotham tomada por bandidos,Bruce precisa salvar seu pior inimigo para poder se salvar,levando pra um desfecho que eu nunca esperaria naquela época.
34-Life is Strange(2015)
Durante a década jogos cada vez mais começaram a tocar em assuntos mais sérios,Life is Strange começa como uma grande fantasia,Max tem um pesadelo com um furacão destruindo toda sua cidade. Como se não bastasse isso ao ver uma garota ser morta no banheiro ela descobre como voltar no tempo,com isso sua jornada começa junto de Chloe,a garota que foi salva,elas buscam respostas sobre os poderes de Max.
A história é muito boa,mas o que chama a atenção é o modo como eles abordam coisas como o Bulling,depressão e outros problemas de uma maneira responsável e que pode acabar ajudando alguém com problemas similares.
33-Doom (2016)
Doom pode não ser o primeiro jogo de tiro em primeira pessoa,mas ele certamente foi o precursor do gênero(antigamente eles eram chamados de "Doom Like"),com um jogo extremamente fluido para a época. Isso nos leva para 2016,FPS já é um gênero existente por anos,temos diversos jogos idênticos,então um Reboot de Doom é lançado mostrando que Doom é o melhor que o FPS pode proporcionar,a fluidez desse jogo nunca vai ser reproduzida por outra empresa além da ID,junto com uma trilha sonora do mais puro Heavy Metal pra colocar o jogador no ritmo frenético do jogo.
32-Hotline Miami(2012)
A ultraviolencia,estética dos anos 80 e um jogo bem difícil e mecânico não chama mais a atenção pelo desgaste, mas Hotline Miami foi o primeiro dessa leva,e certamente o melhor. Inicialmente a história parece até boba,se resumindo a um assassino de aluguem cumprindo missões vestido com mascaras de animais,sem deixar ninguém na área vivo,mas lentamente o jogo começa a ficar bizarro a noção de realidade do personagem cada vez mais é perdida,até chegar no desfecho do jogo.
31-Jorney (2012)
Jorney saiu sem nenhum alarde mas caiu no gosto popular de uma maneira inimaginável. Uma criaturinha acorda num local parecido com um deserto,e algo começar a chamar por ela em uma montanha distante,então sua jornada começa. Durante toda a jornada encontramos outras criaturinhas idênticas que acabam te acompanhando na caminhada,o diferencial é que ao terminar o jogo,descobrimos que eram outros jogadores seguindo a mesma caminhada e auxiliando os outros sem ao menos saber que estava com outra pessoa ali.
30-Monster Hunter World (2018)
Desde de seu primeiro jogo Monster Hunter foi uma franquia de nicho,fazendo um sucesso enorme no Japão,mas no resto do mundo não tinha algum impacto pela sua jogabilidade que levava um bom tempo para pegar o ritmo. Monster Hunter World entretanto simplifica muito dessas mecânicas num jogo mais convidativo para quem não teve nenhum contato com os jogos anteriores, resultando no jogo mais vendido da história da Capcom vendendo 14 milhões de cópias.
29-Forza Horizon(2012)
Forza é uma franquia renomada da Microsoft de jogos de simuladores de corrida,um concorrente de Gran Turismo. Então surgiu a ideia de um spin-off que saísse da simulação,trazendo corridas mais simples,dentro de um festival de música,que incluía eventos com carros,coisas bem malucas como uma corrida contra um avião. Foi assim que Forza Horizon deu a luz,enquanto todos nós estávamos carentes de um jogo de corrida nos moldes de Need For Speed(já que a franquia caminhava por caminhos obscuros),Forza Horizon cumpriu esse proposito sendo o melhor jogo de corrida dessa década.
28-Limbo(2010)
Jogos indies já tinham começado a ter espaço em 2010,mas Limbo foi o meu primeiro contato com jogos independentes. No jogo de estreia da playdead tem um "SideScroller" em preto e branco,que envolver resolver alguns puzzles enquanto se avança numa floresta. A floresta é um lugar aterrorizante não sabemos o que esperar ao avançar,e ao falhar a criança tem uma morte horrível. Pode não ser um jogo de terror mas com certeza ele passa a inquietação de um.
27-Final Fantasy XIV: A Realm Reborn(2013)
Final Fantasy XIV foi teve um lançamento problemático,o jogo era terrível,mal conseguia rodar de uma maneira decente,sistema de combate terrível fez com que a comunidade do jogo cada vez mais se afastasse. Foi então que uma esperança surgiu,em 2011 o jogo começou a ter uma troca de desenvolvedores e com isso uma esperança para a comunidade. Foi então que começaram a surgir uma bola vermelha enorme no céu do jogo,se aproximando cada vez mais,até o momento que o mundo foi devastado por ele,assim surgindo o Realm Reborn. Um relançamento para o jogo trazendo inúmeras melhorias,como redisign dos mapas deixando eles otimizados para PC e PS3,um sistema de combate novo,e uma nova UI deixando as coisas mais intuitivas,atraindo um grande grupo de novos jogadores,e nos dias de hoje sendo o MMO mais jogado.
26-Monument Valley (2014)
Desde do surgimento da Play Store houve muito preconceito em comprar jogos de celulares,já que eram sinônimos de jogos mal feitos,produzidos para fazer o jogador investir uma montanha de dinheiro nele. Mas em meio da infinidade de jogos questionáveis aparece Monument Valley,um jogo com uma arte singela,que se resume a mover peças do cenário fazendo com que a perspectiva mude e a personagem consiga atravesar aquele caminho. Ele chegou a ser um dos jogos mais vendidos da Play Store e da AppleStore por um bom tempo devido sua qualidade.
25-Dead Cells(2017)
Dead Cells é tudo que um Rogue-like pode oferecer,rápido e dinâmico para pegar e jogar,mesmo que por alguns minutinhos,recompensas e caminhos fazendo com que cada vez única. Ele aprende com todos os erros do gênero durante os anos fazendo com que ele seja a experiencia definitiva de um gênero que sofreu uma grande saturação.
24-Divinity Original Sin 2(2017)
RPGs como Baldur's Gate e Neverwinter foram substituídos com jogos com focos diferente,como Skyrim,mas enquanto isso algumas empresas olharam para o passado e resolveram seguir seu legado. Isso vale tanto para a Obsidian com Pilars of Eternity,e para a Larian Studios com Divinity. A complexidade nos diálogos fazendo com que o jogador precise pensar bem ao responder,e o mesmo cuidado é refletido no combate,já que o cenário pode estar ao seu favor ou não dependendo da sua esperteza. As magias causam efeitos na vegetação(como jogar fogo em arvores fazem aquela área ficar queimada),entretanto seus inimigos podem usar da mesma estratégia contra o jogador.
23-Control(2019)
Remedy criadora de Max Payne e Alan Wake,sempre teve sucesso em criar um universo palpável,mas em Control eles se superam. Tudo bem que o jogo tem alguns problemas de otimização,porém encontrar arquivos no prédio aprendendo mais sobre os objetos de poder e seu funcionamento,como a "Oldest House" funciona enquanto exploramos ela e todas as suas áreas bizarras,e ainda encontrar coisas que ligam e explicam sobre os acontecimentos sobre Alan Wake e o que está por vir é algo único.
22-Heavy Rain (2010)
Um serial Killer sequestra crianças,fazem os pais passarem por testes absurdos,caso falhem a criança morre afogada. Essa é a base de Heavy Rain o que faz ele ser tão interessante é que estamos na pele de múltiplos personagens,o pai desesperado pelo filho,depois de apagar por algumas horas e acha que é culpado pelo desaparecimento,um policial transferido,um detetive particular e uma jornalista. Cada personagem pode morrer durante o jogo,e a história continua independente disso,gerando alguns finais terríveis mas corajosos. Além disso a grande revelação desse jogo foi uma das melhores surpresas que eu já tive em video games.
21-Fortnite (2017)
Fortnite com certeza é a coisa mais relevante da atualidade,qualquer criança que tem um celular conhece e ainda sabe fazer as dancinhas do jogo. BattleRoyale foi um gênero que nasceu e definhou no mesmo ano(claro que PUBG e Free Fire fazem muito sucesso também mas a montanha de jogos reproduzindo o gênero e falharam são bem grandes num espaço de tempo curto) enquanto isso Fortnite se reinventava a cada temporada,desde de coisas simples como robos gigantes,uma gosma roxa que faz os jogadores pularem muito alto por um tempo,até momentos como um buraco negro consumindo todo o mapa e deixando o jogo desligado por 2 dias,até que surge um novo mapa.
20-Into The Breach(2018)
Jogos de estratégia muitas vezes são sobre derrotar o seu inimigo e criar defesas sem perder suas tropas. Into the Breach simula um jogo de xadrez em muitos aspectos,um dos mais importantes é em como você molda suas táticas,as vezes sacrificar o peão para salvar a Rainha é o melhor a fazer,e essa filosofia se aplica a este jogo. Com um grupo de 3 robôs devemos proteger a cidade de Aliens,cada tipo de Robô ou criatura se move de maneira diferente,e ataca de maneira única. Com isso temos que bolar uma estrategia não para extermina-los,e sim para sobreviver pela quantidade de turno necessária.Ele se destaca pela inventividade dos combos que cada robô pode fazer,eletrocutar inimigos,empurrar dentro da água,as possibilidades são infinitas.
19-The Stanley Parable(2013)
Stanley Parable é muitas coisas,uma critica ao capitalismo,ao vídeo games,seguir ordens sem pensar entre várias outras coisas. Mas o que torna ele único é o senso de humor de seu narrador muitas vezes falando diretamente com o jogador. O jogo tem inúmeros desfechos diferentes que dependem de quando você para de seguir o narrador,ou não a escolha é sua.
18-Shovel Knight(2014)
Jogos que tiveram financiamento coletivo na maior parte das vezes se mostraram uma decepção não atendendo as expectativas,e em alguns casos nem finalizando os jogos,Shovel Knight não foi um dos poucos pontos fora da curva. O jogo saiu inicialmente em 2014 e em 2019 ele ganhou sua ultima atualização,durante todo esse tempo o jogo teve 4 campanhas,cada uma com um personagem diferente,com uma mecânica completamente diferente além de um modo batalha para até 4 jogadores. Com uma arte em 8-Bit e a gameplay que lembra muito Megaman,mas ao invés de um blaster temos uma pá para resolver os conflitos,Shovel Knight certamente foi uma das coisas mais divertidas de se acompanhar durante esses anos.
17-Pyre(2017)
Pyre,terceiro jogo da Supergiant tem um pouco de tudo,mas é principalmente um jogo sobre escolhas e sobre deixar partir. Num lugar onde vivem pessoas que foram exiladas,nosso personagem, um "Reader" alguém que foi banido por ler textos proibidos. Somente os "Reader" podem ler o livro do ritual e assim descobrir uma maneira de retornar para o reino dos bons. Para isso é necessário participar e vencer nos rituais,que consiste num esporte onde times de 3 pessoas precisam levar uma bola para a chama inimigo,assim transcendendo. Durante todo o jogo conhecemos pessoas diferentes,de locais diferentes,estabelecendo o mundo,é um dos jogo mais emocionantes que eu joguei dessa época,ter que escolher quem segue para o outro lado e quem fica sempre é de partir o coração.
16-The Walking Dead Season 1(2012)
A primeira temporada de The Walking Dead definiu como o gênero Adventure retornaria para o mercado,jogos episódicos,onde ao invés de resolver puzzles andando pelos locais coletando objetos para serem usados,passamos a maior parte do tempo conversando com outros personagens para enfim seguir a história. Foi ali que se inicio aquele texto encima da tela de "Tal personagem vai lembrar o que você fez/falou". Com uma história muito bem escrita e escolhas que podem não levar para finais muito diferentes,mas te levam para momentos únicos,te cativando desde o primeiro episodio e te deixando com o coração na mão nos momentos finais.
15-Portal 2(2011)
O primeiro portal já foi muito bem recebi pelo publico no seu lançamento,trazendo um jogo de Puzzle instigante. O segundo se supera em tudo do que o primeiro fez,enquanto o primeiro só envolvia portais,esse envolve várias outras mecânicas durante todo o jogo. Como se não bastasse a campanha principal do jogo,ele ainda apresenta uma campanha cooperativa que pode ser jogada offline com um amigo,apresentando mais desafio ainda já que nesse modo é necessário além de tudo a coordenação dos dois jogadores,gerando momentos hilários.
14-Hellblade: Senua's Sacrifice(2017)
Hellblade é um jogo com uma temática nordita,onde jogamos com Senua,uma garota que parte para o submundo para resgatar a alma de seu amado. Para isso ela terá de confrontar criaturas do submundo e também sua doença. Senua sofre de esquizofrenia,mas devido a época que o jogo acontece todos à sua volta acreditavam que ela estava possuída por algo impuro. O modo que a doença é transmitida ao jogador é magistral,a todo momento estamos ouvindo vozes que vem da cabeça de Senua,o ótimo trabalho de som do jogo fazendo com que o jogador sempre tenha um arrepio com as vozes,a doença é tratada de uma maneira séria e mesmo não se passando em tempos modernos trazem ensinamentos importantes em como lidar com pessoas assim.
13-The Last of Us(2013)
Um jogo que te faz ficar emocionado nos primeiros 5 minutos,essa é a força que os personagens de the last of us tem. Seus personagens te prendem já de inicio,a relação entre o Joel e a Ellie,são um dos melhores em vídeo game. O jogo é dividido por estações e cada uma delas também dita o tom da narrativa,o inverno mais melancólico ou a primavera ser cheia de esperança. Uma história sobre amor muitas vezes um amor e humanidade,mostrando o quão longe as pessoas podem ir para proteger outra pessoa.
12-Her Story(2015)
Her Story é primariamente um jogo de interface,ele se resume a escrever uma palavra na aba de pesquisa do jogo onde ele vai te mostrar até 5 vídeos de um interrogatório,e agora resta ao jogador desvendar o mistério do assassinato. O que faz Her Story ser tão memorável,é primeiro a clareza da sua mecânica,o jogador abre o jogo,e pronto já está tudo ali. Segundo temos a atuação impecável de Viva Seifert,é difícil saber se ou quando ela está mentindo ou dizendo a verdade deixando a experiencia muito mais desafiadora e interessante.
11-What's Remains of Eddith Finch(2017)
What's Remains of Eddith Finch é um jogo estremamento doloroso,angustiante e brilhante. Ele é sobre explorar a bizarra casa dos Finch uma casa que lembra muito a casa dos Wesley em Harry Potter,dentro dela interagimos com objetos e com eles podemos ver os últimos momentos de vida de um membro da família,cada um deles com um elemento fantasioso para deixar toda a experiencia mais suportável,já que todas as histórias são fundamentalmente sobre negligencia,uma história difícil de se presenciar,mas importante de existir.
10-Nier:Automata(2017)
O que faz Nier ser tão marcante é o modo como sua narrativa funciona,para ver a história completa é necessário passar por 5 finais. Os dois primeiros parecem o mesmo mas pela perspectiva de outro personagem,e é ai que entra a segunda parte do jogo,onde as coisas tomam proporções maiores e nesse momento o 9S que inicialmente era o personagem secundário(mesmo tendo uma campanha dele),começa a se destacar com seu questionamento entre as diferenças dele um android com os robôs. Acima de tudo é uma história sobre humanidade,e o modo como o jogo te dá a oportunidade de ajudar outras pessoas da forma como o jogador foi ajudado é a união perfeita entre a mecânica e a mensagem que o jogo quer passar.
09-Return of the Obra Dinn(2018)
Obra Dinn é um jogo peculiar,primeiro pela arte do jogo simulando jogos do Macintosh preto e branco,se não bastasse isso a história e contada de trás para frente. Nosso objetivo é entrar no barco com um amuleto que permite ver o último segundo de uma pessoas antes da morte e então registrar quem era essa pessoa,qual era a posição dela como pirata e a causa da morte de todos os tripulantes e entre isso acabamos descobrindo o que aconteceu de tão estranho nesse barco onde primeiramente parecia somente um motim,mas o Obra Dinn esconde muitas surpresas.
08-God of War(2018)
God of War já não conseguia se sustentar da maneira que era,a Santa Monica foi bem perto da falência depois do fracasso de Ascension,eles precisavam reformular o jogo e também Kratos seu protagonista,e daí surgiu a ideia de deixar todo o ódio que movia o personagem dando espaço para outra coisa,a necessidade de proteger seu filho Atreus numa jornada de luto,para jogar as cinzas da sua mãe da montanha mais alta dos 7 reinos nórdicos. Além da história muito boa o jogo apresenta um combate que diverte muito mais do que os jogos anteriores,e os reinos que Kratos exploram são diferente artisticamente,mesmo não sendo tão grande quanto Midgar é,são igualmente interessantes.
07-Hollow Knight(2017)
Hollow Knight é um divisor de águas para os fans de "MetroidVanias",ou você ama ou odeia,muito disso vem do fato de como a sensação de estar perdido é constante nele. Claro que sempre ao desbloquear uma nova habilidade lembramos de algum beco sem saída que agora pode ser seguido,mas nem sempre ali é o local que o jogador devia ir. Todos os personagens são insetos desenhados de uma maneira "fofinha" e a fluidez do combate principalmente contra chefes,que possivelmente vai consumir um tempo para aprender como cada um funciona,faz com que Hollow Knight seja o melhor do gênero.
06-Undertale(2015)
Toby Fox sempre foi um fã de earthbound chegando até a fazer uma versão hack de um dos jogos,contanto uma nova história. Foi então que ele teve a ideia de contar uma história com personagens próprios,onde matar os inimigos não era uma coisas necessária e sozinho ele fez Undertale. Undertale tem um pouco de tudo,drama, embates memoráveis e acima de tudo humor que vai de uma cidade onde só existem cachorros,e para lidar com eles é preciso fazer carinho,ou jogar um osso para ele buscar,outras coisas como o Sans falar em Comic Sans todo o momento. A mensagem que esse jogo passa é forte,e é engenhoso como o jogo tem um combate de RPG de turnos sem a necessidade de nenhuma violência.
05-Celeste(2018)
Subir uma montanha pode ser uma tarefa árdua,podemos pensar em desistir inúmeras vezes,mas temos que seguir em frente pois a recompensa vale a caminhada,essa é a mensagem que Madeline protagonista de Celeste tem para nos passar. Madeline que sofre de ansiedade resolve escalar a montanha Celeste para provar a si mesma que consegue algo,no caminho ela precisa lidar com o lado negro dela,e aprender que as duas partes são uma só. Em termos de gameplay ele é um jogo de plataforma simples,onde pulamos,agarramos na parede e usamos uma dash,o que faz dele tão gostoso de jogar,é como as animações são fluidas e como cada fase tem um diferencial,seja o vento jogando madeline mais alto,ou umas áreas estreladas que estendem a dash por mais tempo.
04-Disco Elysium(2019)
2019 foi um ano de muitas surpresas em jogos,a mais agradável delas foi Disco Elysium,um RPG sem nenhuma forma de combate,com um forte posicionamento político e um senso de humor no minimo peculiar.
Um policial que não se lembra de nada acorda sem nada,e descobre que devia ter investigado um corpo pendurado 1 semana atras. Falhar nesse jogo é o que mais vai acontecer,e como na vida muitas vezes vai ser péssimo,frustrante e algumas vezes humilhante entretanto vai te dar motivação para melhorar e seguir em frente. O modo que seu personagem é moldado pelas suas escolhas influenciam diretamente em como outros personagens te veem e como será a abordagem,você pode ser mais agressivo e ameaçar as pessoas para conseguir o que quer,ou mais esperto e usar seus conhecimento sobre a pessoa para ela se abrir. As possibilidades são muitas,e cada uma dela vai te levando para diálogos únicos.
03-Sekiro: Shadows Die Twice(2019)
Dark Souls foi o jogo mais influente dessa década,não só criou um novo gênero,mas serviu de inspiração para inúmeras outras coisas,combate,como a dificuldade funciona,ou como a história e contada. Em Sekiro eles levam o gênero ao seu patamar,já que a maior critica aos Dark Souls era seu combate mais lento,e duro. Aqui temos um combate que parece que saiu de uma coreografia de um filme de samurais,principalmente em batalhas de chefes humanos. Quando o jogador aprender que é melhor dar "parry" nos golpes do que fugir é como se um novo mundo surgisse.
02-The Witcher 3:Wild Hunt(2015)
The Witcher 3 foi um marco para os RPGs,que cada vez mais apresentava um mundo gigante,mas vazia,com missões repetitivas e sem criatividade. Em Witcher encontramos sua força está no seu mundo,e suas missões secundárias que muitas vezes são mais interessantes do que as principais. A abordagem sobre política,e ele não ter um final que é 100% bom para a guerra entre o Norte e Nilfgaard,e caso o jogador a escolha que pareça a mais boa,o jogo te leva para o pior desfecho possível para a guerra.
01-The Legend Of Zelda: Breath Of The Wild(2017)
Se Dark Souls moldou os jogos dessa década,acredito que Breath Of The Wild,vai moldar o dá próxima. Ele é o ápice da exploração,assim que o jogo se inicia o jogador pode ir direto para o castelo de Ganon e enfrentar o úlitmo chefe,não existem barreiras aqui.O modo que Hyrule funciona com um realismo,que supera jogos que prometem uma fidelidade com o mundo real. Se o jogador jogar tiver com um item de metal,em uma tempestade,esse item certamente irá atrair um raio,o mesmo vale para inimigos,as maneiras de abordagem para lidar com qualquer coisas do jogo,de inimigos até puzzles,são infinitas,todas as respostas são certas. Além da história tocante e diferente do convencional da franquia,dessa vez não existe um mal se aproximando,o mal venceu 100 anos atrás,então Link acorda em um mundo devastado,e resta a ele salvar sua princesa que manteve Gannon preso durante todos esses anos. Para alguns a história pode ser rasa,muito pelo modo que a narrativa é contada,caso o jogador queira ver tudo,ele precisa explorar o mapa encontrando memórias que vão contar sobre o que levou a Zelda a fazer o sacrifício junto de seus 4 campeões.