Marcadores

domingo, 8 de dezembro de 2019

Star Wars Jedi: Fallen Order

Star Wars é um fenômeno da cultura pop,e enquanto a Lucasfilms não fazia parte da Disney,jogos foram uma boa maneira de expandir esse universo. Jogos como Knights of the Old Republic,traziam experiencias e histórias que os filmes não traziam. Tudo mudou com a compra da Lucasfilms(e com isso todas suas empresas secundárias),e com isso os direitos para a produção dos jogos foram passados para a EA que entre vários cancelamentos e fechamento de empresas, trouxe dois jogos da franquia Battlefront que tiveram uma recepção mista além de se tornar o estopim do processo de legalizações de "Lootbox".
Dessa vez a franquia foi entregue para a empresa da EA mais competente do momento,Respawn fazendo seu primeiro jogo que foge dos FPS.
-Numa galáxia muito muito distante
O jogo se passa após os acontecimentos do Episódio 3 onde a ordem 66 é executada,e os Jedis são exterminados. Nosso protagonista Cal Kestis um padawan que fugiu com vida,agora esconde seus poderes para não ser caçado vivento num planeta que serve como um cemitério para naves,seus habitantes vivem de pegar peças e revender. Em um momento muito oportuno Cal acaba usando seus poderes para salvar um companheiro colocando ele na cola dos inquisidores,um grupo de caçadores de Jedis. Com a ajuda de Cere uma Ex-jedi,ele consegue fugir,e juntos vão em busca de uma maneira de restabelecer a ordem jedi.
A história do jogo começa muito bem,os personagens são interessantes,os personagens tem uma quimica entre eles,o jogador acredita que eles estão se tornando amigos,e que aos poucos superam suas adversidades. Cere é uma personagem fantástica,muito bem construída,suas motivações são convincentes,coisa que não pode ser tida da vilã principal do jogo,o ódio dela em relação ao protagonista nunca é bem estabelecido. Na reta final do jogo a história tropeça em todos os clichês do filme de Star wars,e o final passa a sensação do fim de um episodio de um desenho animado,deixando bem aperto para uma sequencia.
Ele ainda apresenta uma boa dose de "Fanservice" que em nada atrapalha,e gera uma cena bem empolgante.
Como já é de costume de Star Wars temos também um droide que vai te acompanhar pela jornada BD-01,que faz o papel de personagem coadjuvante,algo como o Atreus no GOW mais recente mas sem a efetividade do mesmo.
-Um pouco de tudo
A Respawn foi bem segura em termos de gameplay para este jogo,todas as mecânicas dele são algo que já faz sucesso e tem atraído o publico recentemente. Começando pela exploração,o jogo é um "metroidvania",ou seja todos os planetas do jogo tem um level design que foi feito para incentivar a exploração do mesmo. É ai que entra o primeiro problema do jogo,para esse tipo de coisa funcionar deve ter uma recompensa por essa exploração,e aqui temos somente alguns itens cosméticos como cores para o BD-01,para sua nave,e pequenos modificadores para o sabre de luz. Boa parte desses itens mal são vistos pelo jogador,tirando boa parte da vontade de explorar os mapas,o que é uma pena pois os planetas são interessantes,e apresentam alguns momentos cinematográficos fabulosos.Como todo bom "metroidvania" vamos ganhando novas habilidades que permitem explorar áreas que antes eram inacessíveis,e aqui o jogo falha na criatividade,as habilidades desbloqueadas são coisas como pulo duplo,andar na parede,poderia ser algo mais ligado com a Força e sobre ser um Jedi.
Além disso temos o combate que ocupa uma boa parte do jogo,aqui ele simula muito do que deu certo em Sekiro,tanto o jogador quanto os inimigos tem uma barra de vida e uma de stamina,que reduz a barra até o zero deixando o inimigo vulnerável. O "parry" é essencial no jogo,alguns inimigos morrem com um único golpe após o "parry" e tiros de stormtrooper podem ser rebatidos de volta. Temos também o uso da força que adiciona alternativas para o combate,podemos deixar inimigos lentos,arremessar ou puxar e segurar,novamente faltou uma inventividade para eles. 
O combate não é tão recompensador como o de Sekiro,mas é divertido principalmente em duelos,e com boa parte das habilidades evoluídas os confrontos em grupos podem ser resolvidos somente empurrando os inimigos de precipícios,perdendo um pouco da magia do combate.
Durante a exploração encontramos alguns momentos cinematográficos que consistem em descer escorregando uma área enquanto algo está acontecendo,na primeira vez que acontece é espetacular,mas é um recurso repetido tantas vezes durante a campanha que se torna tão tedioso e repetitivo que tira todo o brilho dos momentos.
Quedas de Fps são algo frequente em momentos que parecem transições de áreas,durante os combates são muito raros de acontecer. O jogo é recheado de Bugs,e uma falta de polimento absurda,personagens entrando no chão ou parede,caindo eternamente,inimigos aparecendo do nada,a lista é gigante,um adiamento beneficiaria bastante o jogo.
-Veredito
Jedi Fallen Order apresenta um jogo seguro,pegando ideias que outras pessoas tentaram e implementando no universo de Star Wars, oferecendo uma experiencia decente para um primeiro jogo,abrindo espaço para uma sequencia que pode ser um dos melhores jogos de Star Wars.
-Nota:8,0



Nenhum comentário:

Postar um comentário