Supergiant games ficou muito conhecida com o lançamento de Bastion trazendo um jogo simples mas muito carismático com uma trilha sonora espetacular.Alguns anos depois veio Transistor com uma história triste e profunda,agora eles trazem seu jogo mais ambicioso"Pyre" com o tema de liberdade.
-Busque a liberdade
Um reino nascido das cinzas chamado "Commonwealth",um lugar prospero mas caso algum crime grave seja cometido, a pessoa é exilada ao "Downside",um lugar terrível onde cada um sobrevive com muito sofrimento.Nosso personagem chamada somente de "reader"(durante o jogo ele nunca é mostrado),é encontrado quase morto,por um grupo de três pessoas,uma mulher gigante com chifres chamada Jordariel,um jovem chamada Hedwyn e por ultimo uma criatura parecida com um cachorro chamada Rukey.
Ao ser salvo somos questionados se podemos ler já que a leitura se tornou crime no "Commonwealth". Quando entramos em contato com o livro uma voz informa que os "Rites" começaram e com isso todos poderiam lutar pela sua liberdade do exílio. Durante a jornada encontramos outros grupos de pessoas que estão lutando pela liberdade,e alguns aliados vão aparecendo durante o caminho.
Os personagens são muito carismáticos e completamente distinto dos outros,com certeza algum deles vai cair no seu gosto.A história nós coloca dentro dela,fazendo o jogador se importar com todos os seus aliados e deixando algumas escolhas durante o jogo difíceis de serem feitas.
A trilha sonora do jogo é excepcional aumenta a imersão e fazem a falta de dublagem dos personagens não serem um problema.
A arte do jogo segue a mesma linha dos outros jogos da empresa,durante a jornada encontramos vários locais diferentes como desertos,vulcões,floresta entre outras,todas elas com uma cor principal bem colorida e uma beleza absurda.
-Um esporte com um pouco de ação
Durante os "Rites" é onde a gameplay do jogo brilha, eles são uma mistura de combate com esporte.
Cada grupo deve escolher três integrantes para proteger sua chama e ao mesmo tempo atacar a chama do inimigo. Para isso é necessário levar uma bola até o fogo inimigo.Cada personagem tem diferenciações,um mais rapido,outro pode voar por um tempo entre outros.Além disso todos tem uma aura em volta,essa aura serve para eliminar os adversários por um período de tempo.Cada personagem tem uma aura diferente(grande,pequena,circular,em linha reta),e pode ser lançada,cada um de uma maneira diferente,funcionando como skills diferentes para cada um,dando uma idetidade maior para os personagens.
Ao pegar a bola,a aura é dissipada deixando o jogador vulnerável, com isso é necessário um trabalho coletivo dos três personagens para a vitória.Os "Rites" podem parecer enjoativos já que são a maior parte do jogo,mas cada inimigo traz um desafio diferente,e cada local traz problemas diferentes,alguns com buracos outros com áreas reduzidas cercado por árvores.
Fora das competições temos uma caravana,onde todos os personagens residem,com ela viajamos durante todo o mundo e interagimos com os personagens,os diálogos não existem dublagem(só alguns sons que são feitos parecido com uma língua desconhecida).Em algumas ocasiões nosso personagem terá algum tempo livre,podendo treinar um aliado,procurar por suprimentos para ajudar o grupo,ou estudar o livro para um maior entendimento dos "Rites".Esses momentos o jogo se torna um pouco daqueles RPGs antigos do início dos computadores onde a unica coisa que fazemos é ler textos e escolher linhas de dialógos,mas com a trilha sonora,arte fantástica e o carisma dos personagens te prendem no jogo até o fim.
-Veredito
Pyre é o maior jogo da Supergiant,e consegue levar a outro patamar sua trilha sonora,arte e personagens,com um jogo com uma gameplay diferente misturando elementos de jogos diferentes,transformando no melhor trabalho da empresa.
-Nota:10
Nenhum comentário:
Postar um comentário