Streaming já é algo muito presente nas nossas vidas,não existe necessidade de baixar músicas já que temos o spotify para ouvir musicas a qualquer momento,o mesmo vale pra filmes,netflix,amazon e outros te oferecem a possibilidade de assistir o conteúdo sem a necessidade de um DVD ou um download.Mas nos jogos as coisas são um pouco diferente,já que estamos interagindo com o jogo a todo momento,fora que a qualidade da internet para o streaming de um jogo é um nível diferente que até a alguns anos atrás pensávamos que isso seria impossível,a Google discorda disso e veio pra provar que o streaming é o futuro dos vídeo games e que um console físico não é necessário.
-O inicio
Durante o ano passado a Google recrutou pessoas no Estados Unidos para testar o "Project Stream"onde eles poderiam jogar Assasin's Creed Odissey em 1080p e 60 fps através do Google Chrome por streaming. Os resultados na sua maioria foram positivos e o problema mais evidenciado era o imput lag(o tempo que leva entre o aperto de um botão e a ação do personagem) em alguns momentos eram notáveis,mas como não era um jogo muito rápido não incomodava tanto.
Aos poucos os rumores sobre esses testes se transformarem num console que concorreria com o novo Xbox e o novo Playstation que devem ser anunciados também este ano.
-Anuncio da GDC e promessas
Nesta terça feira durante a GDC(Game Developers conference) como todos os anos a Google fez sua conferencia, mas ao invés dos anúncios pequenos que geralmente são feitos dessa vez ela roubou a cena do evento com o enfim anuncio do Stadia,uma plataforma unicamente de streaming de jogos que permite não só jogar um jogo sem nenhuma espera com um só clique,mas que também promete unir streamers e criadores de conteúdo com seus públicos.
O Stadia nada mais é que um servidor super potente que segundo Phil Harrison um dos vice-presidentes da Google e chefe do projeto Stadia,o servidor tem 10.7 teraflops,o que o torna mais potente que os dois consoles mais poderosos dessa geração juntos(Xbox one X tem 6.0 e o PS4 Pro com 4.2 teraflops cada).
Com o Stadia podemos jogar em qualquer lugar com conexão à internet e o Chrome instalado,isso inclui computadores,tablets,celulares e televisões,todas com a mesma qualidade,que no momento ele pode variar a resolução de acordo com sua escolha e velocidade de internet deixando as coisas mais acessíveis para quem não tem a internet mais veloz,as resoluções vão até 4K e no futuro até 8K todos rodando com 60 fps. Ele ainda tem suporte para qualquer controle ou teclado além do controle próprio(que estava a mostra no evento mas não podia ser utilizado),e com multiplayer com tela dividida na maior parte dos jogos com possibilidade multiplayer.
Tivemos também alguns anúncios em relação do Stadia com o youtube,a plataforma suporta lives diretas do jogo com o apertar de um botão e com o jogo e a live rodando a 4K e 60 fps. Para os criadores de conteúdos existem ferramentas que te ajudam a interagir com o publico podendo criar partidas diretas do streamer com quem está assistindo.
Ao assistir um trailer de um jogo presente no Stadia poderemos também só clicar em jogar e no mesmo momento o jogo já está pronto para jogar.
Durante a GDC tiveram várias tech demos mostrando sobre a quantidade de jogadores simultâneos e ferramentas de desenvolvimentos e além disso,Assasins Creed Odissey,Doom (2016) e sua sequencia Doom eternal,vários jornalistas e desenvolvedores testaram os jogos, e novamente sem muitas reclamações, só alguns problemas de quedas de FPS e imput lag.
-Não dá pra viver só de promessas
Durante a GDC tiveram testes,mas são dentro de um evento onde o objetivo é fazer o Stadia parecer ser a melhor coisa já produzida,as interações com o Youtube nenhuma delas estavam disponíveis,e também não foi dito se os jogos serão comprados ou teremos que adquirir um serviço como o "gamepass" que disponibiliza uma biblioteca a escolha. Essas perguntas e mais outras serão respondidas no verão dos Estados Unidos possivelmente durante a E3(já que ela também acontece no verão dos Estados Unidos),onde a Google vai anunciar mais jogos para ele,e possivelmente alguns exclusivos já que um estúdio de jogos foi apresentado liderados por Jade Raymond responsável pelo primeiro e segundo Assassin's Creed,e possivelmente uma data concreta já que foi confirmado que será lançado em 2019 para os Estados unidos,Canadá,Europa e Reino Unido.
Como toda nova tecnologia surge o estranhamento e o medo da mudança que pode acabar com o termo de console que conhecemos por muito tempo,e pro outro lado existe também o receio de que o tudo isso funcione muito bem no papel,mas na pratica seja um fracasso. Isso só iremos descobri quando o Stadia for de fato lançado,mas com certeza ainda ouviremos muito ouvir falar sobre ele esse ano.