A Nocode studio um estúdio pequeno chamou atenção com seu primeiro lançamento Stories Untold,um jogo com quatro histórias de terror que tem uma característica em comum, são "adventures" baseados em interfaces,então estamos sempre lidando com a tela de um computador por exemplo. Em Observation eles tentam expandir esse conceito com mais liberdade e uma única história..
-Conheça Sam e Emma
Mídias que abordam o tema "Sci-fi" geralmente colocam a inteligencia artificial como o inimigo da humanidade,entretanto em Observation é nosso protagonista. Sam a inteligencia artificial da estação espacial que é acordada por Emma após um acidente com a estação. Sem saber onde eles estão no espaço exatamente, sobre o que causou o acidente e onde estão o resto da tripulação. Além disso Sam começa a ouvir algo ordenando que ele "leve a garota". As perguntas vão se respondendo durante o decorrer da história,e várias novas vão surgindo. A tensão trabalhada durante toda a história é incrível,desde o inicio a sensação de que algo está errado te acompanha a todo momento,a narrativa flui e sempre quando nos sentimos "seguro" o jogo toma essa segurança de volta entregando um pequeno "Plot-twist" que são muito bem colocados levando até o desfecho que pode ser interpretado de algumas formas diferentes,sendo muito interessante e um desfecho digno para os dois personagens.
O trabalho de Voice acting dos personagens(principalmente Sam e Emma) é ótimo e a escrita dos diálogos ajudam bastante,deixando a relação entre o protagonista e Emma mais interessante e natural.
Para ajudar na sensação de perigo a ambientação do jogo mostra uma estação espacial decadente,muitos locais bagunçados,locais mal iluminados e meio destruídos junto de uma trilha sonora sempre provocando a tensão do jogador.
-Puzzles e telas
Sendo uma inteligencia artificial devemos muitas vezes responder ações dadas,entregar respostas e abrir portas são algumas das ordens.Não tendo muito movimento,nos movimentamos através das câmeras posicionadas nas salas,e em alguns momentos temos uma liberdade maior tomando controle de uma espécie de drone,com isso devemos resolver algumas espécies de puzzles de vários modos diferentes,que variam entre só entregar uma resposta que já estava em seus dados, ou explorar o lado de fora da estação para restaurar pontos de ligação de compartimentos,sempre através de interfaces. Interfaces essas muito similares ás de "Alien: Isolation",cada uma com seu próprio "mini-game" que pode se resumir a só arrastar uma barra outros é necessário formar desenhos para adquirir comandos de certos objetos. A maior parte dessas interfaces são bem intuitivas, ao bater o olho o jogador já sabe o que deve ser feito ali.
O problema do jogo fica nos momentos de explorar usando o drone, o controle é duro e como o jogo não tenta te guiar em nenhum momentos, ficar rodando em círculos sem encontrar o objetivo que muitas vezes nem estava escondido é normal em certos momento fazendo o jogo perder um pouco de sua imersão na narrativa. Quedas de frames no PS4 base acontecem com alguma frequência devido a má otimização do jogo fazendo o controle do drone ser perdido deixando a experiencia ainda mais frustrante.
-Veredito
Observation mesmo com alguns problemas consegue passar uma sensação de temor constante e uma narrativa incrível com personagens interessantes e um desfecho em aberto fazendo com que cada jogador possa interpretar da sua maneira.
-Nota:8,5