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domingo, 9 de junho de 2019

Steamworld Quest: Hand of Gilgamech

Steamworld franquia criada pela Image e Form,tem se expandido com cada nova adição,em Steamworld dig,estamos em uma cidadezinha que remete muito ao velho oeste e temos uma gameplay meio metroidvania/rogue-lite em 2D, depois em Steamworld Heist somos piratas espaciais com um combate tático. Steamworld Quest traz um mundo de fantasia e junto dele um combate por turnos baseado em cartas.
-Robôs,Dragões e Alquimistas
O jogo se inicia com o narrador indo contar uma história para sua filha e então somos apresentados aos nossos protagonistas Armilly uma garota fascinada pela história dos grandes heróis,tentando sempre se juntar a guilda dos heróis para também ser um,mas é sempre menosprezada pelos mesmos. Copernica uma alquimista que saiu da escolha de alquimia por um motivo explicado no jogo e Galleo um preguiçoso que vive no sótão de sua família.
Quando sua vila é atacada pelo "Void Army" e todos os integrantes da guilda são sequestrados os três partem em sua busca para enfrentar o exercito e salvar a guilda dos heróis.
A história tem vários clichês de fantasias e é totalmente previsível, ao final do primeiro ato, onde o objetivo principal dos personagens são definidos já temos uma noção de onde a história vai terminar e qual vai ser a dificuldade a ser superada pelos personagens,Armilly e sua relação com a guilda sempre ignorando ela,Copernica e sua relação com as pessoas do meio da alquimia(que é algo bem Harry Potter) e Galleo com sua preguiça. Mais dois personagens são introduzidos na trama porém são em momentos mais avançados da trama então não irei menciona-los.
O que ajuda a história se manter interessante são seus personagens,eles são divertidos,as interações entre eles são naturais e ajudam a manter o tom mais "infantil" do jogo. Entretanto Armilly e Copernica são mais trabalhadas que os outros personagens ganhando um ato cada para desenvolvimento, enquanto os outros tem um desenvolvimento super rápido e simples. Os inimigos não tem uma variedade,todos apresentam duas ou três variações onde só as fraquezas e suas cores são alteradas.
A arte do jogo simula um livro infantil que simula um desenho feito a mão,é atrativo e combina com o tom do jogo,os cenários são variados castelos,florestas magicas, montanhas geladas entre outros.
-Um Jrpg de cartas
O combate por cartas é de fato o diferencial do jogo,cada personagem tem um deck de 8 cartas que são divididas em buff ou debuff(poison,armadura,cura),ataques físicos e magias. Em cada turno podemos usar 3 cartas,ao usar 3 cartas de um personagem só utilizamos um golpe especial que é definido pela arma equipada.Certas cartas tem um custo de engrenagens,e para adquirir precisamos usar ataques normais,cada personagem tem um foco em alguma coisa(magia,suporte,ataque),e durante o jogo podemos fazer outras cartas, ou encontrar explorando as fases,dando mais possibilidades para cada personagem,muitas vezes sendo necessário a mudança de cartas,ao se deparar com algum chefe que tem uma resistência a certo tipo de ataque. As batalhas contra inimigos principalmente contra chefes são longas, e muitas vezes bem similares a RPGs de turno japoneses,com golpes extremamente fortes,entretanto o jogo não oferece uma muita dificuldade a partir do momento que se domina a gameplay os inimigos normais não oferecem uma ameaça,e dependendo do seu deck nem os chefes.
A exploração do jogo é bem básica,cada fase temos um mapinha bem linear onde seguimos reto até encontrar uma dificuldade,nos caminhos secundários sempre haverá báus com novas cartas.
-Veredito
Steamworld Quest: Hand of Gilgamech é descontraído, com personagens divertidos e uma gameplay simples mas que mantem a diversão do jogo até o fim,mostrando que a Image e Form consegue novamente


mudar drasticamente o estilo de jogo,mas mantendo sua qualidade.
-Nota:8,5 

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