Nos últimos anos várias empresas afirmam e reafirmam que seus jogos não são políticos a ZA/UM vai para o caminho oposto das grandes empresas,e diz que seu jogo Disco Elysium é completamente sobre política,mas não uma política, sobre parlamentares e pessoas de alto escalão. Disco Elysium é sobre a politica envolvendo a opinião das pessoas,qualquer um,desde do motorista do caminhão,até o policial e como cada uma dessas opiniões moldam uma sociedade.
-Um corpo pendurado e nenhum memoria
Nosso personagem acorda de uma possível ressaca,que parece que não foi a primeira mas dessa vez é diferente,num quarto todo destruído ele não lembra seu nome,onde ele está,muito menos onde se encontra suas roupas. Ao caminhar pelo local é dito que ele é um policial,que foi chamado tem 1 semana para resolver um caso de um linchamento de uma pessoa,cujo o corpo está pendurado em um quintal faz alguns dias. Sem distintivo,arma e sem saber seu nome,temos que junto de nosso parceiro Kim Katsuragi resolver o crime,e no processo descobrir quem é nosso personagem.
Para resolver o caso vamos precisar interagir com diversas pessoas dentro da cidade de Revanchol,cada uma delas únicas de opiniões variadas,como um supremacista que acredita que a forma do cranio dele é maior que a das outras pessoas e isso o torna um ser superior,uma bibliotecária que acredita que o prédio que ela reside tem uma maldição onde tudo o que existiu ali faliu por causa dela.
Cada pessoa tem algo para adicionar ao jogador,seja informações sobre o assassinato ou opiniões que possa moldar o jogador e ele ter uma opinião própria,e mesmo algo que pareça completamente superficial,no final pode ter um espaço grande na trama.
A cidade e seus habitantes são a alma do jogo,cada pessoa que encontramos é uma experiencia diferente,o senso de humor do jogo é preciso,e nunca perde a oportunidade,certamente é um dos jogos mais bem escritos dessa década.
Além disso nosso personagem consegue por algum motivo consegue dialogar com seus traços de personalidades,coisas como sua empatia,lógica e várias outras coisas,e é ai que a parte RPG do jogo entra.
-Converse com você mesmo
O jogo usa o mesmo sistema de boa parte dos RPG,no inicio do jogo definimos o tipo do nosso personagem,se ele é alguém que se move pela emoções,pela força ou pela lógica. Isso vai definir inicialmente quais vão ser os traços predominantes. Como o jogo não tem nenhuma especie de combate seus traços vão servir para te ajudar a lidar com pessoas. À todo momento o jogo vai estar rolando dados caso seja sucesso,uma linha de diálogo desse traço em questão surge. Além disso existem ações e linhas de diálogos ligados a esses traços,coisas como usar a empatia para descobrir o que está deixando certo personagem triste,fugir sem pagar entre outras coisas. O diferencial dessas ações é que caso falhe o jogo segue com sua ação podendo causar dano físico ou moral.
Falhar nesse jogo é como falhar na vida mesmo,algumas vezes vai ser algo frustrante e até um pouco humilhante,mas serve para te ensinar algo,vai te tornar mais forte e te levar a outros caminhos que de início parecia impossível.
O jogo é dividido em dias e cada frase de dialogo faz os minutos passarem,o que acarreta num pequeno problema de ritmo do jogo, onde quando se aproxima do final do expediente nada acontece e o jogador fica rondando pela cidade procurando algo que ele não interagiu.
A arte do jogo lembra um pouco uma história em quadrinhos,com uns traços simples,que ajuda a reforçar a decadência da cidade.
-Veredito
Disco Elysium é um jogo pra quem procura uma história interessante,que aborda vários temas diferentes,mas requer uma dedicação pela quantidade gigante de texto que o jogo apresenta o que pode afastar alguns e tornar para outros uma das experiencias mais memoráveis do ano
-Nota:10
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