O primeiro capítulo de Kentucky Route Zero foi lançado em 2013,seu último em 2020,durante todos esses anos tivemos consoles sendo substituídos e anunciados,empresas se tornando notórias e logo após morrerem,será que o jogo sobreviveu a todos esses anos?
-Uma viagem pelos EUA
Um entregador de antiguidades prestes a se aposentar quer fazer uma ultima entrega,e para isso ele tem que encontrar a rota zero,uma estrada misteriosa que vai levar a inúmeros lugares bizarros e conhecer pessoas que vão te ajudar nessa caminhada. Todas essas pessoas incluindo o protagonista compartilham de um mesmo problema, a situação de pobreza,pessoas que abandonaram seus filhos,sua casa,preso em trabalhos degradante,dividas imensas por problemas de saúde sempre envolto em algum misticismo que pode passar batido caso o jogador não tenha o contexto da região,num texto muitas vezes poéticos com um inglês rebuscado divididas em 5 capítulos.
É uma história dura que mesmo na melhor da situação ainda não vai ser um final feliz,mas com alguma esperança de melhora.
Durante os 5 capítulos existe um problema com ritmo,principalmente no quarto capítulo que é o mais longo e traz um ritmo muito lento,e como ele se resume a ler texto pode ficar maçante para uma parcela de jogadores.
-Point n' Click dos anos 90
O jogo traz muitas similaridades com Adventures dos anos 90,sem os puzzles sem sentido da época,mas andar e interagir com objetos seguem a mesma linha,mas com o passar dos episódios vamos cada vez mais deixando de ser a pessoa que guia os personagens para só experienciar as interações entre aqueles personagens.
Entre os capítulos existem os epílogos onde o jogo diferencia sua gameplay,para contar histórias de personagens e locais que vão aparecer nos próximos capítulos ou não. Uma experiencia pensada para VR,um ligação telefônica que explica o que fazer caso uma cobra esteja encima de você,entre outras coisas. É muito importante fazer os 5 para um entendimento total da narrativa.
-Veredito
Kentucky Route Zero é um projeto de mais de 7 anos que não decepciona,mesmo com problemas no ritmo,consegue te deixar completamente reflexivo sobre os temas abordados no jogo.
-Nota:9,0
Nenhum comentário:
Postar um comentário