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sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Shadow of the Tomb Raider

O terceiro jogo da nova Lara Croft dessa vez com uma mudança de time de produção, os dois primeiros foram feitos pela Cristal Dinamics enquanto esse é uma produção da Eidos Montreal, conhecida pelos novos jogos de Deus Ex.

-O Fim do mundo se aproxima

Com o objetivo de derrotar de vez a Trinity a organização do mal que quer dominar o mundo, Lara acabando iniciando o fim do mundo ao pegar um artefato e agora precisa agir para evitar a morte do sol. Todo o marketing do jogo foi feito encima do fato que Lara seria confrontada sobre as escolhas dela, de constantemente roubar artefatos de seus povos, e também sobre o mundo não girar em torno dela.

Inicialmente o jogo de fato parece caminhar para isso, a primeira hora do jogo te coloca como culpada de inundar uma grande cidade do México causando um grande número de mortes, e logo depois a personagem tentando ignorar completamente todas as vidas perdidas para seguir a próxima pista, quando é confrontada por seu amigo dizendo que o mundo não é sobre ela. E é isso, a partir do momento que eles saem do México todo essas camadas da história desaparecem, ninguém nunca mais questiona este fato, e quanto mais a trama se aproxima do seu fim, mais a Lara vai se tornando A Escolhida e tudo sempre gira em torno dela.

Além desses problemas a narrativa usa os mesmo elementos do jogo anterior, passando constantemente a impressão que é a mesma história mas em outro lugar, até chegar no pior desfecho da franquia, completamente mal explicado, forçado e previsível além da batalha de chefe completamente tediante.

-Se torne um com o ambiente 

O jogo não traz quase nenhuma mudança de seu antecessor, ainda temos um mundo relativamente aberto nele podemos coletar recursos sejam eles plantas, ou couro de animais mortos. Além dos coletáveis como objetos e cartas e as estátuas que te dão ensinam um pouco de linguás para poder ler monólitos, que dessa vez te entregam uma charada para ser decifrada, mas ainda sem recompensas que valem o esforço.

As tumbas de desafios também retornam nesse jogo, dessa vez sem o desafio. Os quebra cabeça do jogo anterior já eram bem simples, mas de uma forma recompensadora de se resolver enquanto aqui no máximo vamos decidir onde é preciso pular, além das recompensas que não valem a pena o tempo de exploração dos locais.  

A maior adição do jogo é a possibilidade de se camuflar no ambiente, em certos momentos Lara pode se usar a lama do ambiente, para poder se esconder aumentando um pouco a possibilidade da furtividade. O resto do combate segue a mesma linha do anterior, com uma frequência maior que acaba tornando ele repetitivo muito rapidamente além do desafio neles serem quase nulos.

-Veredito 

Shadow of the Tomb Raider é um triste desfecho da trilogia nova de Lara, numa busca para tornar o jogo maior com um mundo aberto extenso, tornou o jogo cade vez mais em algo tedioso completamente derivativo de qualquer jogo desse mesmo gênero.

-Nota:5,5 

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