Sendo anunciado primeiramente em 2005 para o playstation 3 com lançamento previsto para 2007, acabou sendo esquecido até ser novamente anunciado dessa vez para o playstation 4 10 anos depois em 2015 e lançado no ínicio de 2017. Com o sucesso inesperado a koei acabou anunciando uma versão para os PCs sendo lançada em novembro de 2017.
-Enredo
O jogo se passa no japão feudal no ano de 1600, o protagonista William Adams,um pirata inglês q vai parar no japão atrás de Edward Kelley um alquimista que roubou o espírito guardião de William afirmando que ela o ajudaria a adquirir grandes poderes.
No decorrer do jogo encontramos muitos personagens históricos como Hatori Hanzo,Tokugawa Ieyasu entre outros. O contexto histórico do jogo é muito bem retratado mostrando o que levou a grande batalha de Sekigahara, acrescentando demônios no caminho(aqui chamados Yokais).
Os design dos yokais e dos espíritos guardiões são muito bem feitos,todos baseados no folclore japônes,sempre que encontramos um novo espírito guardião somos apresentados a um flashback mostrando um pouco mais da história do seu "dono".
-Gameplay
O jogo traz uma gameplay um pouco semelhante a "Dark Souls" onde temos uma dificuldade elevada,a necessidade de prestar a atenção no modo que seus inimigos atacam e quando morremos perdemos toda nossa armita(usada para evoluir o personagem)e seu espírito guardião,então teremos que voltar no local da morte para recuperar. Mas também o jogo apresenta muita inovação,trazendo uma gameplay muito mais rápida, com um sistema de "stance" onde temos 3 tipos baixa,média e alta onde a alta temos ataques lentos mas bem fortes,baixa apresentando ataques rápidos e fracos e na média um meio termo entre eles. Temos os espíritos guardiões que aumentam alguns status do personagem e a possibilidade de utilizar um especial onde sua arma fica banhada pelo elemento do espirito e ficando mais forte durante esse tempo.
O jogo decorre por meio de fases divididas em principais e secundárias,cada uma com um level recomendado, mas a partir da metade do jogo pra frente é quase impossível ir para as missões principais fazendo as coisas serem completamente injusta onde em alguns momentos os inimigos simples dá fase tiram metade da sua vida. As fases secundárias se tornam quase obrigatórias para tentar chegar no level recomendado, elas são extremamente enjoativa e se passam nos mesmo cenários das principais com algumas alterações de inimigos. Temos um arsenal de arma relativamente grande trazendo lanças,espadas,katanas duplas,tonfas,arco,armas de fogo, canhões entre outras coisas, mas grande parte das armas tem um design muito parecido diferenciado só os atributos.
O port para o PC é até bem feito,o jogo tem uma otimização ok, gráficos muito bonitos,o único problema é que o jogo não tem suporte para o mouse fazendo a gameplay com o teclado algo horrível.
-Veredito
Nioh é um ótimo jogo trazendo uma história incrivel baseada em fatos históricos,uma gameplay rápida e divertida mas não é um jogo para todo mundo pois apresenta uma dificuldade mais alta que a maioria dos jogos,o que ao mesmo tempo atraí a atenção das pessoas que buscam por desafios.
Nota:8.5
Nenhum comentário:
Postar um comentário