Remedy empresa conhecida por jogos como Max Payne e Alan Wake e o não muito bom Quantum Break,retorna com Control um jogo de menor orçamento que seus outros mas prometendo manter a mesma linha de loucura de seus jogos.
-Bem vindo ao Federal Bureau of Control
Num mundo onde a crença coletiva pode gerar objetos com poderes sobrenaturais,conhecemos Jesse Faden nossa protagonista, que quando criança ela e a irmã acharam um desses "Objetos de poder",que desencadeou o desaparecimento de toda sua cidade, restando somente ela e seu irmão. Foi quando o "FBC"(ou Federal Bureau of Control) uma organização misteriosa que lida com esse tipo de situação,fazendo com que ela se separasse de seu irmão.
Muitos anos depois ela encontra enfim o estabelecimento da organização,ao adentrar o local descobrimos que ele está em quarentena pois uma especie de entidade chamada pela protagonista de "o ruido"(devido aos sons que ela escuta ao se aproximar do local) tomou conta do local,transformando as pessoas em criaturas agressivas, e o diretor do local está morto em sua sala. Ao se aproximar percebemos uma arma diferentes, e quase como um impulso ela toma essa arma para si,e com isso se torna a nova diretora do FBC, assim a jornada por respostas se inicia.
O jogo estabelece muito bem inicialmente todas as perguntas no inicio do jogo, para a cada missão que é concluída uma peça desse quebra cabeça e encaixada,fazendo o jogador ficar completamente imersivo não só na história mas em todo o universo criado para o jogo.
O ponto mais positivo de Control é certamente sua construção de mundo e sua narrativa,a cada texto encontrado descobrimos mais sobre o que são os objetos de poder como alguns surgiram e o que são cada um, o próprio prédio da organização chamado de "Antiga Casa",é um objeto de poder,com vida própria,surgindo quando e onde quiser,com seus locais internos podendo mudar de posição também e podendo levar a outros locais,como um hotel de beira de estrada que pode abrir portas para outras dimensões.
O jogo te faz querer coletar os textos e áudios não para ter um 100%,mas sim para conhecer o máximo sobre todo esse universo.
-Tome o Controle
Como o jogo se passa inteiramente no prédio,ele é dividido em áreas como área de manutenção,de pesquisa,entre outras. Elas apresentam uma mudança significativa de cenário,fazendo o jogo não parecer repetitivo e cansativo. A exploração das áreas é bem linear,o que é um problema para um jogo que foi promovido como metroidvania suas habilidades não te levam a nossas áreas(com uma exceção),e a navegação pelo mapa não é muito didática fazendo o jogador se perder por não saber ao certo qual andar deveria ir.
Além de andar e coletar itens temos um combate onde atiramos com a arma do serviço que tem upgrades que transformam ela em uma escopeta,lança granadas entre outras,temos também os poderes que basicamente se resumem a telecinese onde jogamos objetos nos inimigos,ainda podemos controlar inimigos e voar. O combate do jogo é bem simples,mas a maneira que é executada mostra que menos é mais,principalmente se falando sobre a telecinese que é um recurso já usados por vários jogos e Control certamente é um dos melhores usos,as animações e física dos objetos são de um cuidado absurdo(ao pegar um item atrás do inimigo por exemplo ele é acertado),quase todos os itens do cenário podem ser pegos e destruídos e na falta de objetos a personagem tira pedaços de chão e parede para atacar.
Cada arma possui espaços para adquirir modificadores,que parecem que foram adicionados sem o cuidado devido,já que no final não faz muita uma diferença,é uma mecânica que pode ser muito bem descartada.
Outra coisa facilmente descartada são as missões com tempo limite,em momentos aléatorios uma dessas missões aparecem onde temos um tempo limite para chegar ao local e destruir inimigos/objetos para sermos recompensados com um modificação nova,a recompensa não vale o esforço já que muitas vezes temos que mudar de área e andar distancias longas.
Control é graficamente impecável, o uso de iluminação para indicar perigos, as partículas de explosões ao arremessar objetos,a simetria na coloração entre cinza e vermelho,as letras brancas que aparecem ao entrar numa área nova indicando o nome,no PC com o RTX ligando tudo isso é levado a outro nível fazendo ser o melhor uso desses recursos do ano. O que acabou gerando alguns problemas,a versão de PS4 base e Xbox one tem quedas de FPS absurdas,até o Xbox one X e PCs tem problemas para rodar o jogo,mínimos mas eles ainda tão lá.
-Veredito
Control é o melhor jogo da Remedy,trazendo um universo próprio cheio de segredos e surpresas,com um combate simples mas completamente recompensantes,e mesmo com seus problemas é um dos melhores jogos desse ano.
-Nota:9,0
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